Maratona: Arrow (1ª, 2ª e 3ª temporada)

18.12.14

You have failed this city!

Dentre tantas frases que marcam a série, foi difícil escolher uma para iniciar o post. Existe a "My name is Oliver Queen", "Oliver Queen is alive", "For five years I was stranded on an island" e etc, mas escolhi You have failed this city pois é a que mais sinto falta na série, ela dá aquele "q" para o herói. Quem me conhece, sabe que na briga de DC vs Marvel, sempre escolhi a Marvel, os heróis dela são melhores e ela tem algo que me chama a atenção. Além do fato que meus heróis preferidos são da Marvel (Homem-Aranha e Vampira). Então é de se deduzir que nunca me interessei por filmes e séries da DC, sério, Smallville passei longe, Superman só assisti um filme e achei cansativo, o resto nem procurei saber. Trágico, não?

Arrow é uma série que eu nunca tive interesse em assistir. Primeiro, era uma série de um herói da DC. Segundo, quem era Arqueiro Verde? Admito que histórias com mutantes me chamam atenção, heróis que são com "gente como a gente" não me interessam muito - um dos motivos que me fazem não ver graça alguma em Batman -. Mas no começo desse ano, algo mudou. Sim. Conheci Felicity. Na minha tl do twitter e na dash do tumblr existem fãs de Arrow e vez e outra aparecia gifs da loirinha nerd, com seus quotes bacanas e frases - que sem querer são - de duplo sentido, ela me conquistou. Já viram isso? Alguém amar um personagem de uma série que não assistia? Pois bem, aconteceu comigo. Depois de muito relutar e tentar tirar essa vontade de assistir uma série de herói da DC, aceitei que eu deveria assistir logo.

Sete dias, 41.25 horas e cinquenta e cinco episódios depois, estou em dia com Arrow.


Antes de começar a assistir, perguntei para algumas pessoas como a série era, a maioria me disse que a primeira temporada era cansativa, o motivo era que ela rodou em torno da lista de vingança de Oliver Queen, mas que na segunda temporada, a série melhorava drasticamente. Agora, depois de assistir todos os episódios, posso dar minha opinião sobre tudo. Achei incrível a série! Desde quando comecei a assistir até o momento em que terminei o nono episódio da terceira temporada (Arrow entrou em hiatus, voltará dia vinte e um de janeiro), não consegui desgrudar da história. Com a média de 7.85 episódios vistos por dia, eu vivi Arrow nessa ultima semana, foi a maratona mais intensa que já fiz.

Gostei desde a primeira temporada. O que muitos acham ruim, a lista, achei comum, afinal, sou uma fã de Revenge, já estou acostumada com listas de vingança. Mas sem dúvidas a segunda temporada foi melhor que a primeira, assim como a terceira está sendo tão boa quando a segunda (não posso afirmar que está melhor, pois apenas nove episódios foram soltos até agora). Series premiere, season premiere e season finale foram todos muito bons. Apesar de pensar que o season finale da terceira temporada definitivamente não deve envolver novamente a destruição da cidade, pois para uma que há menos de 600mil habitantes (não concordo com esse número, penso que deveria ser mais, a minha tem quase 1milhão e está looonge de ser como ela), destruição todo ano não é uma boa imagem a ser passada para o país.

Os vilões são consistentes e do tipo supervilões, isso é muito bom. Flashback é algo constante na série, aos poucos, vai sendo mostrado para o público o que aconteceu com Oliver (também Sara e Slade) em sua época na ilha e após ela, devo confessar que achei os flashbacks da segunda temporada entediantes, por mais que não tenha gostado do Fyers , o da primeira me prendia mais, já o da terceira, ainda estou me decidindo o que achar, ele se passa em Hong Kong, quando Oliver trabalhou para a Amanda - "rainha" do Esquadrão Suicida -, mas ainda os da primeira temporada são os meus favoritos.


Outro motivo para eu ter gostado tanto de Arrow é que não consigo não gostar de um único personagem, todos tem seus altos e baixos, mas nenhum deles me fez pensar que estava há tempos demais na série e que poderia sumir. Até mesmo os vilões. Para mim, todos fazem parte dos momentos que estão certos para a série, os vilões são odiáveis quando devem ser e os mocinhos são salvadores do dia quando devem ser e isso influencia demais quando paro para pensar qual personagem é bom e qual não é. Não tem coisa mais chata do que vilão que não faz seu papel direito e mocinho que amarela antes de agir.

Algumas coisas me irritam na série, quer dizer, não na série, mas entre os fãs dela. Duas em particular, a primeira que considero a pior, é ver constantemente fãs da HQ compararem ambas, cansei de ler "tal coisa não vai acontecer porque na HQ não é assim", "tal personagem não vai durar porque nem na HQ ele existe", dá vontade de chacoalhar a pessoa e dizer que nenhuma série é fiel a sua história de origem. Todos os filmes baseados em livros são modificados em alguma parte, assim como as séries. Não tem como seguirem a mesma linha em todos os pontos e vírgulas, pois o público é diferente. Fazer uma série/filme baseado em HQs e livros não é somente para agradar o público fã dessas obras, mas sim para trazer ele para a televisão, dando maior audiência para eles, como se juntasse dois "mundos": os fãs de séries e filmes com os fãs de HQs e livros. É como a simples conta matemática de que 1+1=2. O que não falta é ver pessoas comentando "Ainda bem que a Sara morreu, já que na HQ ela nem é a Canário", "Olicitys idiotas, isso nunca vai acontecer, o Arqueiro é casado com a Laurel na HQ" e coisas do tipo. Eles vão seguir os plots que derem mais audiência. Simples assim.

Outra coisa é quando Laurivers e "sem ships" falam que todo Olicity odeia a Laurel porque se sentem ameaçados. Gente, para. Falar isso traz uma outra grande questão de discussão entre os fãs da série: ship não é o mais importante. Gostar ou não da Laurel não é coisa de Olicity, a personagem realmente tem seus bad moments, alguns fãs a julgam como má personagem (ou má aproveitada) por causa disso, não porque "na HQ ela é quem fica com o Oliver". Paciência. Laurel, Oliver, Felicity... É, cada personagem tem seus fortes e fracos e falar de cada um deles no post não é possível, ele ficaria gigantesco.


Então acho sensato comentar os que tem mais destaque. E mais digno do que começar com Sara Lance acho que não há. Ela foi uma personagem que inicialmente foi pintada como traidora, mas, com o passar dos episódios em que o que realmente aconteceu foi contado, é raríssimo encontrar alguém que não goste dela (ok, nunca encontrei alguém assim). Ela passou por coisas tão ruins quanto Oliver passou e amadureceu tanto quanto ele. Ela foi a primeira Canário na série, ocupou o lugar da mãe de Laurel - que na HQ foi a primeira -. Não só conquistou fãs da série, como também todo o time do Oliver. Algumas das certezas que temos quanto a séries, independentemente do gênero e história, algum personagem que o público gosta, vai morrer, e isso não é diferente em Arrow.

Tem também a Thea, a personagem que pedi muito para não se tornar uma Charlotte (Revenge), qual minha alegria quando vi que ela seguiu o caminho contrário da personagem irmã de Amanda Clarke, ao invés de só saber reclamar e fazer besteiras, ela quis lutar contra isso, ok que ela se deixou influenciar pelo pai, mas só por ver que ela estava disposta a fazer a mudança em sua vida, valeu demais! Falar de Thea sem lembrar de Roy é impossível, Arsenal apareceu de fato somente na season 3, mas muito antes disso o personagem já havia dado as caras na série, de ladrão para ajudante de herói, com uma dose de mirakuru no meio desse caminho, Roy muitas vezes fez com que nos perguntássemos se ele iria se virar contra Oliver ou não, para alívio, ele permaneceu fiel ao seu tutor. Há Dig, mas não tenho muito o que falar sobre ele, apenas que admiro a lealdade que ele tem com Oliver.

Laurel é uma personagem com uma vida problemática (afinal, ninguém ali tem uma vida tranquila), era adorável na season 1, insuportável na season 2 e agora na terceira está começando a trilhar seu caminho como Canário, a fim de honrar a irmã. Acho um tanto sem sal, mas nem por isso ignoro quando ela faz algo certo e nem fico procurando falhas nela. Oliver é um cara que você ama, mas que tem horas que é impossível não querer dar um tapa e mandar tomar tento, muitas vezes ele dá a desculpa que sofreu nos cinco anos em que esteve sumido para evitar confrontar a realidade que está em sua frente. Vejo muitas pessoas reclamando da atuação de Stephen Amell, não tenho o que achar ruim dele, ele pode não ganhar um Emmy, mas definitivamente está desempenhando bem o papel - sem falar que ele é MUITO melhor na atuação do que seu primo, Robbie Amell.

Deixei Felicity por último por ser a mais especial, ela é uma personagem que tem seus próprios problemas, mas que não os torna foco em suas cenas. Ela dá a leveza para a série - sem ela, Arrow seria muito séria e cheia de problemas. Sou Olicity, mas não por Oliver, sim por Felicity. Como disse no começo do post, já gostava dela antes mesmo de começar assistir a série, agora que fiquei em dia, simplesmente amo a personagem! Apesar de ser uma nerd e que quando nervosa começa a falar coisas com duplo sentido, ela é determinada e bate o pé quando acredita em algo. Sabe brincar, mas também sabe agir quando as coisas ficam sérias. Muitos não gostam da personagem por ela ter desviado o caminho Lauriver e de ter criado o triângulo na série, na verdade não existe um triângulo (se dependesse de Oliver, seria o nome de algum polígono que tem inúmeras pontas), mas existe o casal da HQ e o casal da série. Um dos meus maiores medos é transformarem ela em uma Gwen Stacy da DC, inteligente, loira, amor do herói e... morta. Talvez eu esteja preocupada demais com o futuro da personagem, mas quando se trata de um casal que não existe na obra original, todo cuidado é pouco.

E, por fim, sdds Tommy, sdds.


Como disse ali pra cima, a série volta de seu hiatus dia 21 de janeiro, seu winter finale foi tenso e um pouco pertubador, mesmo com todos sabendo que alguma coisa vai acontecer para que Oliver volte para Star(ling) City, é impossível não ficar se perguntando como isso vai acontecer. Teremos também um novo herói na área. Ray Palmer está cada episódio mais próximo de se tornar o Atom (aqui no Brasil conhecido como Eléktron). Também está cada dia mais próximo de ter Felicity. Espero que Oliver, quando conseguir voltar, entenda o risco que está correndo, dessa vez não de vida, mas de concorrência mesmo. Mimimi estão romantizando demais. Shiu, isso é série da CW, nunca se esqueça disso.

Se estou gostando mais da DC? Provavelmente não, como disse no twitter, não é porque estou assistindo Arrow, Gotham e The Flash, significa que meus amigos tem o direito de me chamar para assistir Batman vs Superman no cinema. Ainda tenho um looongo caminho a percorrer para gostar de assistir outras histórias dela. Talvez eu comece assistir a série Krypton que irá ser lançada no Fall Season 2015 e passe a ter simpatia pela DC - porque, caramba, assistir esse tanto de séries dela e não gostar.........

Você poderá GOSTAR TAMBÉM:

0 comentários

Subscribe