Você pode escolher

4.4.15

Imagem: Steffi Au

Esses dias estava conversando com uma amiga, ela estava muito preocupada e se sentindo mal. O motivo? Ela não correspondia a paixão que o garoto sentia. Enquanto tentava mostrar para ela que isso era normal, que ela não deveria ficar daquela maneira, uma grande questão veio até mim: por que as meninas acham que são obrigadas a se apaixonar?

Quando eu digo que elas acham que são obrigadas, não pense que estou querendo dizer que sempre são conscientes disso, mas é que é algo comum você conhecer alguma garota que tem o pensamento "E agora, ele gosta de mim, mas eu não gosto dele. Eu tenho que ficar com ele, afinal, quando mais encontrarei alguém que tenha esses sentimentos por mim?", em outras palavras, uma parte das garotas se sentem na obrigação de gostar de volta. E isso me incomoda. Pode parecer um assunto bobo para alguns, mas para mim ele está incluso no pacote (machista) que a sociedade carrega consigo desde sempre. São tantas as questões que posso abordar com isso que nem mesmo sei por onde começar. Mas eu quero deixar algo bem claro para todas as garotas, principalmente as adolescentes, que estão lendo isso: você não é obrigada a ficar com alguém só por medo de ficar sozinha, você não é obrigada a se apaixonar por ninguém.

Coisas tão simples mas que para muitos é algo complicado e até mesmo imperceptível.

Os discursos de que homens podem escolher suas companheiras enquanto mulheres tem que dar a sorte de um rapaz gostar dela me dá um frio na espinha. E ele está tão intrínseco em nosso meio que até mesmo nossos amigos nos dizem isso sem nem mesmo perceberem o significado que existe. Você menina, alguma vez uma amiga já disse "Fulano gosta de você, é melhor ficar com ele"? Claro que cada garota tem sua escolha, talvez ela queira ficar com Fulano para dar uma chance, mas antes de escolher ficar com Fulano, pare e pense no motivo de estar fazendo isso. É para não ficar sozinha? É por que Fulano é a única pessoa que te tem nos pensamentos? Querendo ou não (claro que meus votos aqui são no não querendo), mesmo estando no século XXI, ainda existe falatório se uma menina está sozinha mesmo com algum cara querendo ela.

Se está passando por uma situação parecida, preocupada que ninguém mais além de Fulano irá gostar de você, faça o seguinte: vista sua roupa preferida, fique no seu melhor humor e vá passar uma tarde com seu grupo de amigos. Essa história de que "se não ficar com ele, nunca mais vai achar alguém que goste de você" é tudo balela. No mundo existe trocentos bilhões de pessoas, acha mesmo que nunca mais alguém vai gostar de você?

Além do mais, quem disse que você precisa colocar o amor romântico na sua top list? Deixe de supervalorizá-lo, encontre sua felicidade no meio de amigos, famílias, hobbies, o que for. Não coloque pressão alguma no amor, um dia tudo se encaixa, tudo fica bem. Escolha as pessoas com quem deseja ficar, não deixe que sempre os outros te escolham. Para muitas a parte mais difícil talvez nem mesmo seja decidir tentar levar essa vida mais despreocupada, mas sim ter algo essencial para ser feliz: o amor próprio. Não vou julgar ou dizer que basta se esforçar, não basta apenas isso. Amor próprio é uma dos mais preciosos sentimentos, é o amor mais sincero que existe. Você se conhece, sabe seus erros, defeitos, pensamentos, perspectivas e se ama mesmo assim. Difícil, não?

Mas olha, a caminhada para conseguir isso é cheia de buracos e obstáculos, porém, é para algo que realmente vale a pena. Aquela frase do "ame a si mesma antes de amar e ser amada" é totalmente verídica. Me referi com relação a garotos devido a diferença que existe entre o que se espera de um rapaz e o que se espera de uma moça, mas minhas palavras cabem a qualquer tipo de pessoa.

Se tem mais alguma coisa que eu posso falar aqui é: você não precisa ser a imagem construída de uma garota. Sim, a imagem de sensível, romântica e que se apaixona fácil. Bom, você pode tranquilamente ser esse tipo de garota, mas somente se esse for o seu natural. Nunca mude para se encaixar em alguma imagem que agrade as pessoas em sua volta. Saiba o que quer, corra atrás, fale, grite. Não se prenda pelo medo, pois, se deixar, ele irá te dominar e aí sim tudo pode dar errado.

Você poderá GOSTAR TAMBÉM:

0 comentários

Subscribe