Resenha: Equilíbrio - A vida não faz acordos

13.11.14

Título: Equilíbrio -  A vida não faz acordos
Autora: Flavia Mariano
Ano: 2011
Páginas: 200

"Seja um pedreiro ou um executivo, todos nós trocamos tempo de vida por dinheiro."
 Equilíbrio -  A vida não faz acordos

Como eu disse uns posts atrás, sou uma "reviewzera" de séries (uau, ignorem essa palavra). Faço há um bom tempo isso, porém, nunca me atrevi a escrever resenhas de livros. O motivo? Minha memória é péssima. Sério. Lembro da história, mas é raro eu lembrar de acontecimentos, mesmo se eu os achei interessante na hora. Bom, chegou um momento em que eu decidi que era hora de mudar isso, se eu gosto de ler tanto como gosto de ver séries, não faz sentido eu fazer review de uma coisa e não fazer resenha de outra. Correto? Corretíssimo, Helena Souza!

Tomei a decisão de começar esse meu lado resenhista com o livro Equilíbrio - A vida não faz acordos. Encontrei ele por acaso na Amazon, eu estava fuçando por lá para encontrar o livro da antologia (Sim! Ele já foi lançado! Farei um post sobre ele, prometo!) e achei essa beleza da autora Flavia Mariano! Resolvi baixar e começar a ler. Confesso que demorei alguns dias, em meio a faculdade e outras responsabilidades, mas... depois que comecei, foi difícil de parar! O livro conta uma parte da história de Marília, mais precisamente a hora em que ela começou a perceber que ser uma workaholic não é tudo na vida. A personalidade de personagem não é do tipo que me agrada muito, desde suas decisões do começo até a algumas do final. Achei um pouco desequilibrada, até mesmo após ela supostamente encontrar seu equilíbrio, por exemplo, a maneira que ela reage na cena do ônibus (perto do final do livro) é algo que não pensava que poderia ocorrer.

Mas, de uma certa forma, me identifiquei muito com Marília, não na parte de ser uma workaholic, mas sim quando ela olha em volta e percebe que está desperdiçando seu tempo, meu medo é de alguma dia ficar tão atarefada que esquecerei de aproveitar a vida, e isso era o que a personagem principal estava fazendo. Quem primeiramente abriu os olhos dela foi uma garçonete, ao falar sobre um cliente que não conseguia mais sentir o gosto das comidas, apesar de Melanie, sua irmã, estar insistindo nisso há tempos. A duas irmãs são completamente o oposto, enquanto Marília pensa no sucesso profissional, ganhar cada vez mais e comprar suas roupas e seus calçados de marcas, Melanie é fã de livros auto-ajuda e é uma dona de casa com prazer e orgulho. Aos poucos a irmã consegue penetrar na cabeça de Marília (juntando com os fatos que vão ocorrendo no livro), e a workaholic percebe que o tempo estava passando e ela nem mesmo percebia. A interação da principal com os outros personagens é bem interessante, eu que pensava que não haveria alguma conversa com o chefe que ajudasse Marília em sua decisão, fui surpreendida com a rápida, mas produtiva, cena dos dois.

A mudança, ou o começo da verdadeira, não começa rapidamente, como uma viciada, Marília tem recaídas durante a história. Mas um dia, após alguns acontecimentos, ela decide que tinha que mudar para valer, então marca uma viagem para a Capadócia. Ela não vai em busca da liberdade que vem ao se desprender de tudo, ela vai em busca de seu equilíbrio, quer encontrar uma forma de continuar trabalhando para sustentar seus mimos, mas de uma maneira que isso não afete sua vida, que não a prenda novamente. Entre tantos personagens que, de certa forma, ajudam a modificar sua visão de vida, Marília conhece Paul, um cara que, assim como ela, deixava sua vida ser engolida pelas preocupações do trabalho, mas, ao contrário dela, ele decidiu ir para a Capadócia a fim de largar completamente sua antiga vida. Em poucos dias conseguimos ver a ajuda que um dá para o outro, conselhos e conversas que mudam o jeito que ambos veem a vida.

O livro tem várias quotes super bacanas e que, inclusive, te fazer repensar na maneira que você leva a vida, porém, o que mais gostei não foi necessariamente uma frase de diálogo, mas sim uma descrição de local "No hotel, há uma estante de livros com a placa: "Se terminar de ler seu livro aqui, deixe-o aqui. Você vai carregar menos peso e permitirá que outros viajantes se deleitem com a leitura."". Gostei dessa ideia, pensei em aderir. Talvez. Quem sabe.

Esse não é um livro de como uma pessoa conseguiu encontrar o seu equilíbrio, mas sim como ela sempre tem que lutar por ele, se esforçar para que permaneça. Com um final que me deixou surpresa, Flavia Mariano conseguiu me conquistar para o próximo livro, afinal, eu quero muito saber o que acontece no volume 2 (que, segundo ela mesma, será lançado em 2015). Já a avisei que serei obrigada a escrever uma one-shot da história dependendo de como ela seguirá - sou dessas! Apenas espero que Marília comece a agir mais como fala, pois, apesar de eu ter gostado de como as coisas se encaminharam no final, alguns caminhos que a autora optou para Marília e Paul poderiam ser melhores desenvolvidos, pois em algumas cenas continuou mostrando uma Marília que, de certa forma, era ainda supérflua (como quando ela somente aceitou o que sentia quando viu a transformação).

Se consegui despertar seu interesse, saiba que você pode encontrá-lo na Amazon, Saraiva e Livraria Cultura.

Você poderá GOSTAR TAMBÉM:

18 comentários

  1. Muito legal sua resenha! Acabei de ler o livro agora e fiquei um pouco frustrada com o final... Mas a mensagem que ele passa é bem interessante e nos faz refletir.
    Vc comentou que haverá um volume 2 em 2015. Ja sabe de alguma data?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Katia! Eu fiquei surpresa e meio triste, mas foram essas coisas que me fizeram querer muito o volume 2 hehe é um autoajuda bem disfarçado, né? Achei bacana. Quando falei com ela, a autora não deu uma data, mas vou esperar mais um pouquinho, caso ela não falar, volto a perguntar.
      Obrigada por comentar, bjs!

      Excluir
  2. Excelente livro mas com o fim frustrante, parece acabar no meio da história, vale muito a pena lançar o volume 2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive essa mesma sensação! Por isso aguardo pelo volume 2, tem que existir sim haha

      Excluir
  3. Excelente resenha, Helena Souza!
    O livro é muito bom, as reflexões são autênticas e o enredo envolvente.
    Super quero ler o volume 2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jussara :)
      Ele faz mesmo a gente repensar em algumas coisas da nossa vida. Olha, já estamos em 2016, tá na hora de cobrar haha

      Excluir
  4. Excelente resenha, Helena Souza!
    O livro é muito bom, as reflexões são autênticas e o enredo envolvente.
    Super quero ler o volume 2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As reflexões são super válidas para nós, gostei bastante. E fico feliz por ter gostado :D

      Excluir
  5. Olá Helena!

    Escrevi um email para a nossa querida autora Flávia Mariano. Veja a resposta:
    "Fico feliz que tenha gostado do livro. O volume 2 será lançado no
    final de 2016."

    Olha que demais!!!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal! Agradeço por ter falado com ela e me dito a resposta. Agora também estou ansiosa! Haha
      Bjss

      Excluir
  6. Um livro muito bom, td nós nos encaixamos no enredo de que estamos nos perdendo em meio a td essa tecnologia e correria do dia a dia, o fim é meio frustante apesar de tds as mensagens do livro ser boa, só tenho a sensação de que só li a metade do livro...
    Aguardando o 2 livro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!!! Por isso quis tanto outro livro, não queria que terminasse daquele jeito :( mas parece que finalmente vai sair! Que sejamos felizes com ele hehe

      Excluir
  7. Ótima resenha, já havia lido o livro,peço que me indico outro parecido com este. Realmente muito bom! Vanuza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanusa! Atualmente estou lendo "Qual seu Número", apesar de não ser sobre uma mulher que viaja, é também chick lit, até o momento estou gostando!

      Excluir
  8. Comecei a ler semana passada,fiquei tao viciada que ja li tudo ate ontem ... Quero mt ler o vol 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que consegui um tempinho pra ele, também o li muito rapidamente, Natalia haha somos duas esperando por ele!

      Excluir
  9. Sai não, eu não acredito mais que o volume 2 saia!

    ResponderExcluir

Subscribe