Entrevista: Taty Lima

6.12.14


Cada vez mais querendo fazer coisas que não costumava fazer em minhas outras eras de blog, você viram eu fazer pela primeira vez uma tag, uma resenha de livro e desafios literários. Agora vou estrear outra coisa: entrevista!

Sempre achei muito interessante as entrevistas com autores nacionais, é bacana saber um pouco mais sobre os caminhos que eles decidiram trilhar e como fizeram isso. Então, ao invés de ficar lendo de outros blog, me perguntei "E se eu fizer isso também?", e aqui estou! No mês de dezembro irei postar entrevistas com autores nacionais que começaram com fanfics, sim, aquelas histórias que tenho certeza de que você já leu por aí. Minha primeira entrevistada é a escritora baiana Taty Lima, de 21 anos.

Quando você começou a escrever fanfics? Sobre o que elas eram? 
Comecei em 2008, tinha uns 14 anos na época e era sobre a Lupita e o Miguel da novela Rebelde rsrsrsrs O gênero era romance e mistério, mas não cheguei a concluir até hoje! Era dos personagens mesmo, não dos atores.

Shippava os dois?! Omg! Acho que é a primeira vez que vejo isso. Por que não concluiu? 
Não shippava. Simplesmente foram os primeiros personagens que me veio na cabeça na época. Se eu tivesse pegado o começo da 1º temporada - coisa que não fiz - eu teria shippado sem dúvida! Na época eu não tinha planejamento algum, então não sabia como era o final, logo não soube como dar continuidade e criar as situações. Mas hoje em dia é por preguiça mesmo e por ter outros projetos em andamento.

Além da falta de planejamento, você enfrentou alguma outra dificuldade no começo? 
Nenhuma, por incrível que pareça. Em 2008 escrever era muito mais fácil. Não havia exigência com capas, trailers, resposta de comentários. Coisas do gênero. Então eu simplesmente postava. Mas cometia muitos erros de português.

Alguma escritora ou algum escritor te ajudou a evoluir? Ou seus erros você foi reparando sozinha conforme o tempo? 
Escritor algum me ajudou em nada rsrsrsrs. Ao menos, se me ajudou, não se assumiu como escritor. Na época, depois que larguei a primeira e partir para a segunda, duas moderados vieram fazer chacota dos meus erros (postava no orkut, então qualquer um poderia ver os comentários). Fiquei com uma imensa vergonha, mas minhas leitoras não me deixaram parar. Desde então, venho usando algum editor de texto para corrigir erros de graves e leio livros com um olhar mais crítico para enxergar os padrões de gramática.

Sério que zoaram de você? Isso não é bacana. Quando que surgiu a ideia de escrever um livro? Foi na época do orkut ou depois? 
Pois é. A ideia do livro foi em 2012 assim que concluí Namorados Por Coincidência. Editei, tampei os buracos, acrescentei o que eu considerei importante e tentei a sorte.

Foi uma fic? Que bacana! Como seus leitores reagiram quando souberam disso? 
Depende do que você considera reação... Alguns me ameaçaram caso eu não guarde o exemplar deles HSUAHSUA

Hahahaha que lindos! Sobre o que o livro é? 
É uma trilogia. No primeiro conta a história de Leonardo e Lilian com 17 anos. Eles passam por uma série de coincidências que os obriga a ficarem juntos. Embora tudo isso aconteça, você nunca tem certeza se eles estão apaixonados. O problema é que a Lilian não é do tipo indefesa. Ela sabe exatamente o que quer e tem muitos planos para o futuro. Se veste com o estilo nirvana e procura respeitar os pais. Já o Leonardo é conhecido no colégio por fazer parte de um grupo popular, mas ele próprio não é. Quer viver o agora, a adolescência dele e tudo que envolve a aparência dele, importa.

Já está com ideias, a respeito do segundo livro, fervilhando em sua cabeça ou seu foco está somente no primeiro? Porque sabemos que a mente de um escritor não consegue ficar parada.
O segundo está pronto, na verdade SHAUHSUAHSUA Mas tenho outros tantos projetos sendo feitos e/ou preparados.

E estão a sete chaves? 
Não. Um é fantasia, o outro é dimensão paralela e o mais próximo a ser lançado é um drama.

Você decidiu publicar com uma editora ou de maneira independente? 
Pesquisei primeiro sobre o assunto. Quando vi que editoras grandes cobravam um valor X para publicar, (o valor varia de cada uma) eu tentei de forma independente. Mas não dei valor e nem a devida atenção. Só então resolvi tentar com editoras que eu tinha certeza que não cobrava nada. Consegui na primeira.

Que sortuda! Então com o livro pronto e com a editora acertada, como que você se sentiu quando foi dormir sabendo que seria uma escritora publicada? 
A ficha não cai logo de cara. Leva umas semanas/meses. No meu caso só caiu quando o Vinicius (Editor-Chefe) me mandou o ISBN. Aí foi só alegria e planejamento para vender o máximo possível.

E não se esqueça: reservar os exemplares de seus leitores mais antigos! Com o livro, seu interesse pelas fics foi afetado? Você passou a ser mais crítica?
Não. Continuo buscando o mesmo gênero que eu lia antes, embora hoje em dia as pessoas escrevam mais fandom do que originais. E quando são originais, em sua maioria, são de fantasia ou algo que 'fuja do clichê". Gosto de clichê, mas um clichê bom rsrsrsrs Desculpe, eu quis dizer que meu interesse é igual e não sou tão exigente ao ponto de me incomodar com alguns erros de português.

Seu livro já foi publicado? 
Apenas o e-book o físico será em fevereiro.

E-book está disponível em que lugar? Para aqueles que se interessaram.
Taty Lima Pela Amazom e em breve pela Saraiva Mas aviso logo que não sei como está a revisão, apenas a diagramação rsrsrsrs

Mas vai estar tudo certinho \o/ Aêe Taty! Inaugurando as entrevistas do blog! Quero agradecer ter se disposto a falar um pouco sobre sua experiência. Confesso que curti. Tem algum recado ou conselho para dar para quem está lendo? 
Eu que agradeço, foi muito divertido para mim também ^^ O conselho que eu dou é que não desanime mesmo quando as pessoas dizem que você não serve para a coisa. Se esforce, estude, foque no que deseja que os frutos chegarão com o tempo.

Para quem se interessou pelo livro da Taty, como ela disse, está disponível em e-book, basta clicar aqui e aproveitar!

Você poderá GOSTAR TAMBÉM:

2 comentários

  1. Taty é uma pessoa muito especial. Parabéns pelo blog e pela entrevista, e muito sucesso pra Taty. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei dela, achei muito simpática, ela pode ir longe! Muito obrigada, desejo o mesmo para ela :D

      Excluir

Subscribe