Já ouviu falar em swordplay?

16.4.16


Antes de tudo, o que é swordplay?
Swordplay em sua tradução literal é "jogo de espadas", mas para os praticantes é mais do que isso, é o nome do esporte que simula uma batalha com réplicas de espadas ou instrumentos de combate de espuma (tudo para a segurança dos envolvidos).

Já há algum tempo um grupo tem chamado certa atenção na universidade em que estudo. Não é todo dia que vemos espadas e machados (de espuma) sendo carregados para cima e para baixo, muito menos pessoas lutando entre si com eles. E foi movida pela curiosidade - e por um treinamento de um seguimento da empresa júnior do curso - que fui saber o que era tudo aquilo. Foi em uma tarde de quarta-feira que conheci Gabriel Galbiati, calouro de fisioterapia e a base do grupo, visto que foi ele quem levou o hobby para a universidade. Logo depois alguns outros integrantes foram chegando e formando uma espécie de roda para a conversa. Swordplay para os adeptos é mais do que um jogo de espadas, pude perceber que é um hobby levado muito a sério, composto por regras fixas, precauções e penalidades, o entretenimento até mesmo tem campeonatos. Inclusive são assíduos nos treinos que acontecem, há quase um ano por duas vezes na semana, na universidade.

Um dos motivos que fizeram Gabriel escolher o curso de fisioterapia foi justamente para melhorar os cuidados na hora do treino e aquecimento. O alongamento é essencial, preocupados com o bem-estar, evitar lesões na coluna sempre é bom evitar (será se posso colocar risadinha no post?). Já no treino em si, aquela hora em que pegam em espadas, lanças e  machados, aí já é mais complexo, eles realmente procuram saber a fundo o que estão fazendo. Pesquisam como as coisas eram feitas na era medieval e adaptam, já que obviamente não deve ser algo tão intenso como era na época, tanto que é estritamente proibido acertar lugares como cabeça e outras áreas sensíveis do corpo, locais em que os golpes da Idade Média certamente eram desferidos.

Os treinos não ficam somente dentro das cercas da universidade, Gabriel contou que o público fora dela é maior e mais variado, "A gente tem o pessoal que gosta de anime, o pessoal que gosta de rock, sabe, tipo, o pessoal que é medievalista mesmo" disse. Eles costumam treinar em uma área de um parque do centro e não tem problema nenhum em carregar seus equipamentos pela cidade e dentro dos ônibus. Quando perguntei se recebem muitas olhadas de outras pessoas, Gabriel contou "A primeira vez que eu andei com uma lança, que uma haste de dois metros com uma espada na ponta, dentro de um ônibus e as pessoas olhando assim, e tipo, tá né, eu to aqui com o meu hobby, saí andando, tipo, tranquilo, daí eu nem ligo mais.", essa atenção que recebem faz com que pessoas conheçam e se interessem pelo hobby. O que realmente já aconteceu, por exemplo, dois participantes frequentes aderiram após ficarem curiosos e darem uma olhadinha nos treinos, apesar de que nem sempre alguns voltam, esses voltaram e estão por lá até hoje.

Mesmo ainda caminhando para ser reconhecido como um esporte, torneios de swordplay já são realizados, inclusive aqui na cidade. Em Campo Grande há pelo menos quatro torneios no ano, se engana se esse grupo é o único na cidade, existem mais adeptos e mais outros grupos. Como em toda competição, a rivalidade entre os grupos existem, afinal, quem não quer ter (e ser!) os melhores guerreiros da cidade?

Para quem ficou interessado em conhecer de perto o swordplay, em maio haverá um torneio, só colar na Parada Nerd! Tem arena e espaço para todo mundo!

Você poderá GOSTAR TAMBÉM:

0 comentários

Subscribe